1 de fevereiro de 2012

Dinâmica de grupo afecta negativamente o QI de alguns de nós


Como divulga o Science Daily, Investigadores da Virginia Tech Carilion Research Institute desenvolveram trabalhos que parecem demonstrar que as dinâmicas sociais que se estabelecem em pequenos grupos de indivíduos (o exemplo citado reporta-se a júris, equipas negociais ou meros cocktails), para algumas pessoas, tem o efeito de diminuir o seu QI.

As mulheres são mais afectadas pelo fenómeno (10 em 13 mulheres) do que os homens.

A idade e a etnia não demonstraram correlação significativa com o desempenho no ambiente de grupo.

Os sinais implícitos expressos em dinâmicas de grupo parecem afectar a capacidade de expressão cognitiva de algumas pessoas e as respostas cerebrais associadas.

Considerando que uma porção tão grande da nossa vida profissional e social se dá no seio de pequenos grupos, não deixa de ser interessante verificar que para um significativo número de nós, a pressão social influi directamente nas capacidades cognitivas.

No fundo, o que este estudo nos alerta é para as cautelas que devemos ter em julgar o potencial dos outros quando inseridos em contextos de grupo, mantendo-nos alerta para como a dinâmica inerente a esse contexto pode afectar o desempenho individual.

(via Wikipedia)
Olhando para esta imagem é fácil intuir que, perante a presença do Presidente Obama, para muitas das pessoas sentadas à volta da mesa será difícil discordar abertamente e mesmo interiormente ser-lhes-á difícil resistir ao impulso de se deixarem levar pelo carisma e poder de uma figura com a dimensão institucional daquele, ainda que esteja, por hipótese, a pronunciar as mais óbvias parvoíces.

Sem comentários: